CARACTERIZAÇÃO
Reunião Colegiado Escolar |
A Escola Estadual Professora Dona Preta surgiu da
necessidade de atender um grande número de alunos que encontravam sem
estudar no Bairro Planalto, sendo este
periférico. Assim sendo, o prefeito em exercício criou pelo decreto nº 31.482 de 04 de Julho
de 1990, a
Escola Estadual da Rua Turmalina, nome provisório. Por não possuir ainda um
prédio próprio, iniciou-se as atividades na Rua São João do Paraíso, nº 78, em
um prédio cedido pela Prefeitura Municipal, no dia 1º de fevereiro de 1991,
tendo como Diretora a Professora Milda Batista de Oliveira.
No primeiro ano de funcionamento, foram
matriculados 230 alunos.
Criada e instalada a escola, foi sugerido que esta
tivesse o nome de uma professora que muito contribuiu para o crescimento do
município. A sugestão colocada em pauta foi aprovada com unanimidade pela
Câmara Municipal e assim passou a ser
denominada Escola Estadual Professora Dona Preta.
A necessidade da construção de um prédio era
urgente, devido ao aumento da demanda do número de alunos a serem atendidos.
Assim sendo, no dia 22 de Julho de 1995, a escola foi transferida para o seu
prédio próprio, na rua Turmalina, nº 635, Bairro Planalto.
A escola atende a uma clientela de nível
sócio-econômico baixo. A maioria dos alunos enfrenta diversos problemas, tais
como: falta de alimento, alcoolismo e desemprego dos pais, brigas etc... o que interfere profundamente
no desenvolvimento cognitivo destes, dificultando, assim o processo educativo.
Tentamos driblar os entraves,
que são muitos, procurando amparar as nossas crianças nas situações que nos são
possíveis, buscando oferecer uma educação de qualidade, comprometida com a formação integral dos nossos alunos.
Atendemos, hoje 540 alunos, do anos iniciais do
ensino fundamental de nove anos
§
1º ano - 77
alunos ( 03 turmas)
§
2º ano-
90 alunos ( 04 turmas)
§
3º ano- 106 alunos ( 05 turmas)
§
4º ano- 122 alunos ( 05 turmas)
§
5º ano- 145 alunos ( 05 turmas)
§
AEE ( Assistência Educacional Especializado) -16
alunos
§
Projeto de Tempo Integral – 50 alunos (2 turmas)
Para
atender esta demanda, a escola conta com o trabalho de 22 Professores regentes, 01 Professora para
Projeto AEE, 02 Professores para o Projeto de Tempo Integral, 02 professores eventuais, 02 professores de
uso da biblioteca, 02 professores de educação física, 02 professores de ensino
religioso, , 02 Supervisores, 01
Vice-diretor, 04 Auxiliares de secretaria e 01 Secretária, 01 Assistente Financeiro,
04 Servidores em ajustamento funcional, 08 Auxiliares de Serviços da Educação básica e
uma Auxiliar para o Projeto de Tempo Integral sob a direção da Professora Lucimar Pereira da
Silva Santos e vice-direção Rozely Rodrigues de Freitas Oliveira.
Nélia Pêgo - Inspetora Escolar |
O horário
de funcionamento do turno matutino é das 07 horas às 11 horas e 15 minutos
e do turno vespertino é das 13 horas às
17 horas e 15 minutos.
A escola
possui 14 salas de aula; cantina; biblioteca; sala de professores; secretaria;
sala de direção; sala de supervisão
escolar; 04 banheiros, sendo 01 para uso dos professores e os demais para uso dos alunos; 01 quadra
para a prática de esportes; 01 depósito para
a merenda; 01 depósito para material escolar , sala de vídeo , sala de
reuniões pedagógicas e administrativa.
REUNIÃO MODULO II |
A escola
possui 06 computadores para uso da secretaria mais uma sala de computação e uma
sala adaptada com jogos para atender os alunos com necessidades educacionais e
para alfabetização.
A cantina é
ampla e possui um espaço que é utilizado como refeitório.
A quadra de
esportes é utilizada no horário de Educação Física, e também é utilizada pela
comunidade escolar após o término das aulas no turno vespertino.
No pátio da
escola possui um palanque coberto utilizado para apresentações culturais e
culminâncias de Projetos Pedagógicos, construído com recursos da comunidade
escolar.
A escola
possui ainda um recanto para orações
além de uma garagem para estacionamento de veículos.
Os alunos
possuem aulas diversificadas com utilização de data-show, vídeos diversos,
jogos para alfabetização e outros.
Reunião de Pais |
- A Proposta Político Pedagógica e o Plano de Desenvolvimento da Escola são processos de constante mudança, estabelecendo princípios, diretrizes e propostas de ações para melhor organizar, sistematizar e significar as atividades desenvolvidas. Sua dimensão caracteriza uma construção ativa e participativa dos diversos segmentos escolares. Este movimento visa a promoção necessária e desejada pelo coletivo, refletindo uma ação transformadora que é o resultado de um planejamento dialógico e aberto.
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