Equipe
de apoio:
Ø
Diretora: Lucimar Pereira da Silva Santos
Ø
Vice-Diretora: Rozely Rodrigues Freitas Oliveira
Ø
Professores
regentes das turmas participantes
Ø
Participantes: Alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e 4º e 5º ano
do Ciclo Complementar
OBJETIVO
GERAL:
Ø
Calcular mentalmente
fatos básicos da adição, subtração, multiplicação e divisão.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Ø
Desenvolver nos alunos
a habilidade de calcular os fatos básicos das quatro operações de forma lúdica
e interessante;
Ø Desenvolver com as crianças atividades de ensino que envolva a utilização do pensamento de resolução de problemas por meio de jogos;
Ø
Melhorar o desempenho
dos alunos em atividades de sala de aula e em situações reais do cotidiano, que
envolva a resolução de algoritmos e as idéias da adição, subtração,
multiplicação e divisão em desafios escritos e orais;
Ø
Despertar nos alunos o
espírito competitivo, preparando-os para saber ganhar e perder.
JUSTIFICATIVA:
Os alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização e dos 4º e 5º Ano do Ciclo Complementar apresentam dificuldades no cálculo mental ao resolver algoritmos e desafios envolvendo as quatro operações. Assim sendo, este projeto visa despertar nos alunos o interesse em participar do concurso Calculando para melhorar o seu desempenho escolar e conseqüentemente em situações cotidianas, no cálculo mental.
A partir do projeto
busca-se também, o estímulo em aprender Matemática brincando, através de atividades
lúdicas com jogos e recursos tecnológicos, como o uso do computador.
Realizando atividades como
as propostas abaixo, ligadas às ações de juntar, acrescentar, retirar,
comparar, completar, multiplicar, dividir, os alunos estarão aprendendo,
simultaneamente os fatos básicos das operações.
DESENVOLVIMENTO / METODOLOGIA:
Ø Cada ano de escolaridade participante do projeto, desenvolvendo os conteúdos inerentes à fase, realizará atividades de introdução e fixação das idéias e ações ligadas a cada operação.
Ø
O projeto acontecerá por ano de escolaridade:
·
3º ano – fatos básicos da adição e subtração.
·
4º ano – adição, subtração e multiplicação.
·
5º ano – adição, subtração, multiplicação e
divisão.
Ø
As atividades lúdicas para o desenvolvimento do
cálculo mental são:
·
Salute – Adivinhe a carta escondida. Com o
calculo mental de operações de adição, subtração e multiplicação.
·
Utilizando dados para calcular – somando,
subtraindo, multiplicando e dividindo com os resultados do dado.
·
Utilização das mesinhas de informática onde os
alunos realizarão jogos no computador envolvendo os fatos básicos de cada
operação.
·
Jogo de divisão - Avançando com o resto.
·
Jogo Contig 60 – construir e calcular sentenças
numéricas com uma ou duas operações diferentes.
·
Ditados relâmpagos oralmente e escritos (estudo
da tabuada).
CRONOGRAMA:
DATA(s)
|
ATIVIDADES
|
20/08 a
18/10
|
Desenvolver as atividades propostas na metodologia
utilizando os jogos, ditados da tabuada e atividades escritas, com o auxílio
do professor de Educação Física.
|
19/10
|
1ª eliminatória – cada turma dentro da sala de aula com o
professor, onde serão classificados 03 alunos.
|
22 a 26/10
|
Preparação para a final, em sala de aula.
|
30/10
|
FINAL– 4º e 5º anos separadamente – serão classificados
03 alunos (1º, 2º E 3º lugares)
|
AVALIAÇÃO:
Verificar
o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos em relação às quatro operações,
especificamente a compreensão das idéias e ações envolvidas nos desafios e o
cálculo mental, a partir das atividades desenvolvidas em sala de aula e na
realização dos jogos. Analisar a interação dos alunos ao realizar os jogos em
grupo, bem como, a utilização de regras propostas pelos jogos, pelo professor e
mesmo as criadas pelo próprio grupo.
BIBLIOGRAFIA:
http://alemdogiz.blogspot.com.br/2010/07/trabalhando-calculo-mental-e-matematica.html
http://portalatividades.blogspot.com.br/2011/01/jogo-dos-piratas-calculo-mental.htm
PARABÉNS ESCOLA PELO BELISSIMO TRABALHO COM AS CRIANÇAS.
ResponderExcluir